Perguntas Frequentes

Antes de enviar a obra para análise, tire suas dúvidas:
 
1. Quais os objetivos da Editora Traços & Capturas?
 
Nosso principal objetivo é publicar livros de autores que apresentem obras de qualidade literária, realizando todo o processo de edição, incluindo registro ISBN, catalogação, revisão, diagramação, ilustração, divulgação e venda. Também realizamos serviços editoriais, como revisão e impressão, impressão e edição, sob demanda. Saiba mais sobre nossos serviços entrando em contato pelo e-mail: editora@tracosecapturas.com.br
 
2. Qual a linha editorial da Editora Traços & Capturas?
 
Nosso foco editorial é Literatura Brasileira Contemporânea, nos gêneros poesia, conto, crônica, novela e romance. No Projeto Tracinhos publicamos  obras de literatura infantil / infanto-juvenil. Publicamos ainda autores brasileiros que não estejam em nosso foco editorial.
 
3. Como devo apresentar meu texto?
 
O livro completo deve ser enviado em arquivo digital simples (formatos .doc ou PDF). Não aceitaremos textos avulsos, capítulos, trechos ou apenas sinopses. Lembramos que o arquivo deve conter uma pequena biografia do autor e dados básicos como nome, cidade, estado e onde reside, telefones para contato, e-mail.
 
4. Há um limite de páginas?
 
Não há um limite de páginas, mas a T&C se reserva ao direito de dar sugestões na obra, solicitando ao autor que acrescente ou exclua textos.
 
5. Qual é a tiragem da primeira edição?
 
A primeira edição do livro sairá com uma tiragem (máxima) de 200 exemplares, mas não há um limite de reimpressões, podendo atingir qualquer tiragem, de acordo com a recepção da obra.
 
6. O que receberei como pagamento de direitos autorais?
 
Opção 1: O autor receberá gratuitamente 5% dos exemplares da primeira tiragem. A partir de 101 exemplares o pagamento será de 10% sobre o preço de capa do livro por cada exemplar comercializado.

Opção 2: O autor divide custos de edição, impressão e registros recebendo 80% dos exemplares. E os outros 20% ficam com editora para comercialização e cobertura de custos investidos.
 
7. Posso adquirir exemplares para revenda?
 
Sim. Os autores podem adquirir, sem nenhuma obrigatoriedade, exemplares do próprio livro com 20% de desconto sobre o preço de capa na primeira edição e com desconto de 40% após as reimpressões. Os livros podem ser revendidos pelo autor, desde que pelo preço de capa fixado pela editora. Sobre esses livros não incidirão pagamentos de direitos autorais.
 
8. Como será realizada a venda dos livros?
 
Os livros serão comercializados nos dias de lançamentos, por meio de nossas redes sociais/site e feiras de livros. Nosso sistema de vendas possibilita a compra por meio de todos os tipos de pagamento e a entrega em qualquer local do país pelo preço de capa acrescido do frete cobrado pelos correios. A venda em livrarias só será realizada quando houver uma demanda real do livro.
 

9. Como será realizada a divulgação do autor e do livro?
 
Da tiragem da primeira edição, e também de cada reimpressão, a Editora poderá reservar até 5 exemplares para divulgação. Esses exemplares serão enviados gratuitamente para escritores, editores, jornalistas, blogueiros, críticos literários, entidades. Sobre esses exemplares, carimbados como venda proibida, não incidirá o pagamento de direitos autorais. Além disso, a Editora exercerá o trabalho de envio de textos do livro para publicação em jornais, revistas, fanzines, blogs, sites, trabalhando a divulgação em todos os meios disponíveis e acessíveis. (significativos)
 
10. Quais as responsabilidades do autor?

O autor é responsável por acompanhar todo o processo de edição do livro: aprovar a revisão final, o projeto gráfico, a ilustração e trabalhar ativamente na promoção do livro, incluindo a divulgação do lançamento e a participação em eventos promovidos pela Editora com a intenção de divulgar autores e obras. Se optar pelo projeto de edição cooperativa, definir valores com a Editora e cumprir com os pagamentos.
 
11. Após a publicação perderei os direitos autorais do meu livro?
 
Não. Os direitos autorais do autor, registrados na Biblioteca Nacional, são apenas cedidos à Editora para a publicação do livro no Brasil durante o período de vigência do contrato. O contrato com a Editora Traços & Capturas tem validade de 3 anos, prorrogáveis por mais 3 anos quando houver interesse de ambas as partes. Mesmo assim, ao contrário de outras editoras, os textos dos autores estarão liberados para publicação não comercial em outros livros como antologias e coletâneas, além de jornais, revistas, sites, blogs etc.
 
12. Qual o prazo para avaliação das obras enviadas?
 
A Editora analisará e entrará em contato com os autores em até 6 meses após receber a obra completa contendo todos os dados solicitados, mesmo que não ocorra a publicação, no entanto, não faremos, sob hipótese alguma, leitura crítica para obras não selecionadas. Sua obra poderá fazer parte da proposta editorial de outra editora. Não cabe à T&C julgar se é de qualidade ou não.
 
13. Desejo pagar pela edição do meu livro. Vocês realizam esse tipo de trabalho?
 
Sim. A Editora Traços e Capturas também oferece serviços editoriais para autores que podem investir na publicação de seus livros. Nesse caso a publicação seguirá outras regras de prazos e condições. Saiba mais sobre nossos serviços enviando email para editora@tracosecapturas.com.br. O ítem 06 sobre direitos autorais já antecipa sobre essa condição.
 
14. Desejo organizar uma antologia ou coletânea de textos do meu grupo/coletivo de escritores, vocês farão esse tipo de trabalho?
 
Sim. Nós poderemos publicar antologias e coletâneas de grupos de escritores (por exemplo de coletivos, saraus, sites, comunidades virtuais, blogs, setoriais). Lembramos, entretanto, que do conjunto dos textos enviados pelos escritores é lido e selecionado em concordância com a linha editorial da T&C. Ou, temos como opção o Selo Orbis reservado à projetos especiais.
 
15. Para qual endereço devo enviar meus originais?
 
Os originais devem ser enviados, atendendo às orientações já mencionadas nos tópicos anteriores, para o endereço: editora@tracosecapturas.com.br